A hérnia abdominal é caracterizada pelo abaulamento de algum órgão da barriga para fora do corpo. Este desgastamento, de modo geral, não causa sintomas aparentes, mas provoca dor, inchaço e vermelhidão no local, especialmente quando há um encarceramento ou torção dos órgãos que estão dentro da hérnia, segundo o site Tua Saúde.

Essa hérnia pode aparecer em pessoas de qualquer idade, seja pelo enfraquecimento genético da parede do abdômen ou após a realização de algum esforço, como tossir ou levantar um peso excessivo, realizar alguma atividade física e fazer esforço na evacuação. Seu aparecimento é mais comum na virilha e no umbigo.

Sintomas 

Os sintomas de uma hérnia abdominal compreendem principalmente à existência de um inchaço ou um caroço na região da barriga, principalmente na zona interna ou acima do umbigo e da virilha. Este inchaço é formado quando o conteúdo da barriga consegue ultrapassar o músculo contido em si própria, formando um saco herniário.

Geralmente, o conteúdo do saco herniário pode entrar e sair livremente, o que provoca sintomas específicos, tais como:

  • Dor forte no local da hérnia ou no abdômen;
  • Inchaço e vermelhidão no local da hérnia;
  • Náuseas e vômitos.

Tratamento

O tratamento para a hérnia abdominal é feito através de uma cirurgia para recolocar aquela parte do órgão por trás dos músculos abdominais. A cirurgia é simples e pode ser feita através de videolaparoscopia com a aplicação de anestesia geral, ou por abertura no abdômen com a aplicação de anestesia peridural. Geralmente, a pessoa permanece no hospital por apenas um dia.

Recuperação 

A recuperação no pós-operatório da cirurgia de hérnia abdominal acontece rapidamente, o que permite ao paciente receber alta do hospital entre um e dois dias. As recomendações pós-cirúrgicas são:

  • Uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para a dor, prescritos pelo médico;
  • Não realizar esforços – como dirigir ou carregar peso – pelo período de sete a dez dias;
  • Retornar à consulta de reavaliação com o cirurgião em sete dias;

Após 15 dias, o paciente já pode voltar às atividades do dia a dia. É importante evitar esforço físico intenso, e somente após um mês o paciente poderá voltar a praticar atividades físicas.

Share This