A cirurgia para o tratamento da hérnia umbilical pode gerar algumas dúvidas até mesmo no procedimento aplicado aos adultos. Ela é usada principalmente para evitar complicações, já que pode ocorrer infecção intestinal caso o tratamento adequado cirúrgico não ocorra. Contudo, as hérnias umbilicais são mais comuns entre bebês e crianças, e na maioria das vezes não é necessária a intervenção cirúrgica. 

O sinal mais visível da hérnia umbilical é o edema (estufamento, inchaço) localizado no umbigo ou à sua volta. Tal edema é constituído por gordura ou parte do intestino grosso ou delgado que transpassou o músculo abdominal. Esse fenômeno acontece devido ao aumento da pressão no abdômen, principalmente ao carregar pesos excessivos. 

De modo geral, a hérnia umbilical não causa sintomas, mas caso o edema seja grande, dores e náuseas podem ser causadas quando o paciente realiza algum esforço. 

Como ocorre a cirurgia de hérnia umbilical?

Antes de qualquer cirurgia, são necessários alguns exames pré-operatórios, e com a cirurgia de hérnia umbilical não é diferente. O pré-operatório pode variar de acordo com a idade, histórico médico e outros fatores. Exames como raios X, hemograma, glicemia, creatina e outros podem ser solicitados.

O tratamento da hérnia umbilical que apresenta sintomas é sempre cirúrgico – através do procedimento de herniorrafia. Essa cirurgia é simples e realizada com apenas um corte na região abdominal – ou laparoscopia. 

Cirurgia com corte no abdômen 

Para a realização da cirurgia abdominal, é necessário o uso de anestesia peridural. Nesse procedimento, a hérnia é realocada para dentro do abdômen, que é fechado com pontos. No mesmo procedimento, uma tela pode ser utilizada para impedir que a hérnia volte a aparecer na mesma região.

Recuperação pós-cirurgia abdominal

A recuperação acontece entre três e cinco dias após a cirurgia, e o paciente pode retornar às atividades leves após esse período. No entanto, o paciente só voltará à sua rotina de trabalho após duas semanas.

Cirurgia laparoscópica

Já na cirurgia laparoscópica, o procedimento é feito com anestesia geral e o médico acessa a região da hérnia com microcâmeras através de pequenos furos no abdômen e de outros instrumentos cirúrgicos para a reparação da hérnia. Neste caso, o uso de tela também é viável.

Recuperação pós-cirurgia laparoscópica

Neste caso, a recuperação é bem mais rápida do que a cirurgia abdominal. Geralmente, o paciente fica internado até no máximo dois dias, retornando à sua rotina em até duas semanas após a cirurgia.

Share This