QUEM SOU
Marcelo loureiro
Marcelo de Paula Loureiro é médico Cirurgião Geral, professor e pesquisador. Fundador de empresas na área de atendimento médico, de prestação de serviço em educação e também na área de inovação de produtos médicos.
É um dos pioneiros no Brasil em Cirurgia Bariátrica e Cirurgia das hérnias abdominais por técnicas minimamente invasivas. É também um dos pioneiros no mundo em microlaparoscopia e nas cirurgias do controle do suor excessivo (hiperidrose). Formado em Medicina pela UFPR, fez residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba. Foi um dos primeiros cirurgiões brasileiros a fazer especialização em Cirurgia Laparoscópica (Universidade de Bordeaux, França, em 1997). Completou sua formação acadêmica com mestrado pela FEMPAR, doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo, e em 2015, finalmente com Pós Doutorado pela Universidade de Montpellier na França.
Como cirurgião digestivo, o Dr. Marcelo vem atuando em Curitiba há 20 anos. Possui reconhecida experiência em cirurgia das hérnias abdominais, cirurgia da obesidade (bariátrica), cirurgias para tratamento do refluxo, cirurgias de hiperidrose e nas demais cirurgias digestivas.
Atua também como cirurgião convidado em eventos nacionais e internacionais, sendo uma das referências médicas atualmente para países do Oriente Médio.
Como educador, é professor do Mestrado em Biotecnologia da Universidade Positivo, e coordena o curso de Pós graduação de Cirurgia Minimamente Invasiva há 15 anos. É consultor em pós-graduações médico cirúrgicas.
Atualmente tem se destacado como pesquisador, sendo responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias cirúrgicas, com inúmeros artigos publicados nas melhores revistas do mundo, além de várias patentes registradas.
A doença do suor excessivo afeta cerca de 3% da população. Conforme a localização do excesso do suor existe um tratamento mais adequado, que podem ser desde o uso de cremes e medicações até as simpatectomias. As simpatectomias são cirurgias feitas por microlaparoscopia, em que se retira um segmento do chamado nervo Simpático. Ela pode ser feita no tórax ou na região do flanco, conforme a localização da hiperidrose.
Trata-se de cirurgia de rápida execução e recuperação. São realizadas sob anestesia geral e normalmente com apenas um dia de internação. Pacientes que são submetidos a simpatectomias podem apresentar alguns efeitos colaterais da cirurgia. É justamente sobre isto que se devem abordar as consultas pre operatórias.
Nosso livro “Hyperidrosis: a complete guide to diagnosis and treatment” vem facilitando muito a compreensão sobre a doença e seus tratamentos. Recomendamos que antes de fazer qualquer tratamento, o paciente saiba mais sobre sua doença.
Perguntas Frequentes
Quais são as cirurgias realizadas?
Vocês atendem convênios médicos?
Quantos dias necessito para me recuperar deste tipo de cirurgia?
O que são mini e micro invasiva?
São cirurgias realizadas com instrumental mais fino , que permitem um aspecto estético superior . ‘E o que se tem de melhor hoje na busca da cirurgia sem cortes