Beber sucos e refrigerantes durante as refeições é algo comum na vida de centenas de pessoas ao redor do mundo. Afinal, não é incomum sentir a sensação de estar entalado com a comida e ingerir algum líquido para aliviar a sensação. Mas esse simples ato pode causar alguns problemas à sua saúde, entenda o porquê.
A importância de uma boa refeição
Você já deve ter ouvido falar a respeito da refeição mais importante do dia. O café da manhã costuma ser a primeira refeição de muitas pessoas. Ao acordarmos, nossa taxa de glicose está baixa, e no caso de não nos alimentarmos, as consequências podem variar entre mau humor, cansaço, dificuldade de concentração e até mesmo desmaios.
Por isso, a importância de ter um bom café da manhã é indispensável para ter uma vida salubre. Além do café da manhã, as refeições saudáveis e equilibradas proporcionam uma vida mais sadia, seja no almoço ou jantar.
Digestão dos alimentos
Além de se alimentar de forma adequada e balanceada, a digestão é parte importante na absorção dos nutrientes e vitaminas. A digestão é divida em dois processos, e ambos precisam estar funcionando de forma correta para a saúde do paciente.
O processo físico da digestão é quando o alimento é dividido em partes menores, através da mastigação, para que o indivíduo possa engolir esses alimentos.
Já o processo de digestão química é a ação das enzimas do nosso organismo nos alimentos que consumimos. Esse processo começa desde o momento que o alimento chega em nossa boca. A enzima amilase, por exemplo, está presente na saliva e serve para digerir os alimentos feitos de amido, possibilitando a absorção dos nutrientes.
Outra parte importante da digestão química é realizada pelo suco gástrico, rico em ácido clorídrico e em outras enzimas como a pepsina. Quando o alimento chega em nosso estômago já triturado pelos dentes, o suco gástrico é responsável por digerir e transformar todos os alimentos em um bolo alimentar, passando-o adiante para o intestino delgado que continua o processo de digestão e absorção de nutrientes e vitaminas.
A ingestão de líquidos nas refeições
Embora o líquido possa ajudar a digestão física dos alimentos, eles podem ser prejudiciais para a digestão química. Quando bebemos sucos e refrigerantes, as propriedades químicas desses líquidos podem agir sobre as enzimas do nosso corpo e acabar diluindo-as, dificultando a digestão dos alimentos e sua absorção pelo nosso organismo.
Por isso, as ingestões constantes desses líquidos durante as refeições podem prejudicar o processo de digestão. O indicado é que se beba líquidos 30 minutos antes ou 1 hora depois da refeição.
Caso você sinta dificuldade de realizar suas refeições sem a presença de uma bebida, opte por pequenas quantidades de água, minimizando assim os riscos de ter problemas com a digestão.