As frituras são alimentos tentadores, não só pelo sabor, mas também por estarem presentes em grande parte dos cardápios e receitas de família. Entretanto, o excesso de gordura faz muito mal ao organismo.

Afinal, o que o excesso de gordura pode causar no corpo?

O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. Além disso, pesquisas mostram que o consumo excessivo da gordura saturada de origem animal provoca uma inflamação no hipotálamo, a região do cérebro que controla a fome e a saciedade.

Há chance do paciente vir a portar diabetes

Está comprovado cientificamente que os alimentos fritos, quando são consumidos, aumentam à resistência do hormônio que controla a taxa de glicose no sangue, chamado de insulina.

A resistência insulínica é quando a insulina que circula no sangue não exerce sua atividade de forma plena.  As principais consequências são cansaço, mal-estar, dores de cabeça, falta de energia e, em alguns casos, o desenvolvimento do diabetes.

Problemas arteriais

Quando o óleo é submetido a altas temperaturas, transforma-se em uma gordura maléfica para a saúde. O maior malefício da fritura no organismo é sobre as paredes arteriais, já que as fibras elásticas responsáveis pela rigidez e elasticidade da parede são literalmente destruídas, ocorrendo o envelhecimento e a degeneração precoce já que as artérias funcionam no organismo humano como o conduto do sangue.

O tipo de óleo utilizado não te ajuda 

Mesmo que você use óleo vegetal de boa qualidade para seus alimentos, eles irão fazer mal do mesmo jeito. A fritura faz com que ocorram alterações químicas no óleo utilizado, deixando de ser uma fonte de gordura insaturada (no caso dos óleos vegetais), fundamental para nossa saúde, e dando lugar à gordura saturada.

Depois do preparo do alimento, jamais guarde o óleo na própria frigideira dentro do forno para reutilizar depois. O ideal é usar o produto, esperar esfriar, filtrar e colocar em um recipiente, como uma garrafa PET, para encaminhá-lo a um ponto de reciclagem.

Share This