Se você já pesquisou sobre a cirurgia bariátrica, provavelmente já deve ter se deparado com fotos “antes e depois” da cirurgia, mostrando resultados incríveis de perda de peso após o procedimento cirúrgico. Mas o que muitas pessoas que divulgam essas fotos não te informam é que, mesmo após a cirurgia bariátrica, o paciente pode ter ganho de peso novamente.
A cirurgia bariátrica
Com os avanços médicos e científicos, hoje em dia a cirurgia bariátrica pode ser realizada de forma minimamente invasiva, o que reduz a perda de sangue e apresenta uma recuperação melhor para o paciente.
Há dois tipos de técnicas cirúrgicas para a bariátrica. A cirurgia pode remover uma parte do estômago, diminuindo parte do seu tamanho. Já a outra técnica consiste no desvio do esôfago, ligando-o diretamente ao intestino.
Primeiros meses após a bariátrica
Após os primeiros 18 meses de cirurgia bariátrica, o paciente passa por uma fase de adequação com o novo sistema digestório. Nessa primeira fase também há uma elevação da autoestima do paciente, que está animado com a perda de peso, e as frequentes atividades físicas liberam hormônios que interferem positivamente no humor e assim contribuem para o bem-estar do paciente.
Ganho de peso após a cirurgia
Contudo, após a passagem desses 18 meses iniciais, o peso do paciente começa a estabilizar, a perda de peso deixa de ser progressiva e o seu apetite aumenta. Isso ocorre com praticamente todos os pacientes, e é neste momento que o que já foi conquistado deve ser arduamente mantido. A principal arma para a manutenção do peso é a atividade física rotineira e principalmente a vigilância sobre o tipo de alimento ingerido.
Não se trata de voltar a fazer dieta, e sim respeitar as limitações impostas pelo próprio tratamento. Pacientes operados, mesmo após vários anos, acabam tendo mais facilidade de voltar a perder peso se adquirirem hábitos um pouco mais saudáveis.
Recuperar por volta de 5 a 10% do excesso de peso perdido após a cirurgia é considerado normal. Porém, se o ganho de peso surge antes dos primeiros 18 meses de cirurgia é necessário que o paciente retorne ao médico cirurgião para acompanhamento.Se você tem o interesse na cirurgia bariátrica, ou já realizou o procedimento mas possui dúvidas recorrentes, entre em contato e tire todas as suas dúvidas. Fale conosco.