Com muitos pacientes sofrendo com dificuldade de perda de peso e obesidade, a cirurgia bariátrica tem sido cada vez mais procurada. Este tipo de procedimento sempre altera o sistema digestivo do paciente, e por isso necessita de muitas adaptações ao longo da vida a partir do pós-operatório.
Embora o paciente consiga levar uma vida normal após a cirurgia, é necessário tomar alguns cuidados. Entenda porque é preciso tomar vitaminas após a cirurgia bariátrica.
Cirurgia bariátrica
Atualmente, há dois tipos principais de técnicas de cirurgia bariátrica usadas por cirurgiões de todo o mundo. Uma das técnicas remove parte do estômago, reduzindo o seu tamanho. A outra técnica consiste no desvio de parte do estômago, ligando-o diretamente ao intestino e desviando a outra parte do estômago, que fica sem digestiva direta.
Independentemente da técnica utilizada, a cirurgia bariátrica resulta em uma grande perda de peso, especialmente nos seis primeiros meses. Conforme os meses vão se passando, a perda de peso se estabiliza.
Vitaminas e nutrientes
Após passar pela cirurgia bariátrica, a ingestão de nutrientes e vitaminas passa a ser menor. Isso ocorre pois as técnicas cirúrgicas da bariátrica modificam o sistema de absorção dos nutrientes.
Devido a isso, é inevitável que os pacientes, momentos depois do pós-operatório, passem a ingerir vitaminas para repor todos os nutrientes que não estão mais sendo absorvidos de forma natural.
Quais vitaminas devo ingerir?
Os polivitamínicos são suplementos que contêm combinações de minerais e vitaminas que devem estar presentes em nosso organismo. Caso o paciente pós-bariátrica não faça uso de polivitamínicos, poderá haver queda de cabelo, problemas oftalmológicos, queda da imunidade, perda de massa muscular e outros tantos sintomas.
Complexo B
O complexo de vitamina B é fundamental para inúmeras funções do organismo humano. Caso o paciente tenha a carência dessas vitaminas, os sintomas podem englobar dores e fraquezas musculares, câimbras, anemia, perda de memória e até mesmo confusão mental.
A cirurgia bariátrica também pode afetar a absorção de cálcio e vitamina D dos alimentos. Por isso, a dieta do paciente precisa ser rica em leite e seus derivados (com baixo teor de gordura). E claro, o paciente precisa incluir também em sua dieta suplementos de cálcio e vitamina D.
Como incluir suplementos e vitaminas na minha dieta?
É importante que você entenda que quem irá dizer a quantidade dos suplementos e vitaminas na sua rotina é o seu cirurgião bariátrico e sua equipe. O seu médico, por ter realizado a sua cirurgia, já deve conhecer o seu organismo e ter os seus exames em mãos, por isso poderá te orientar quanto à sua dieta e alimentação para manter uma vida saudável.
Está pensando em realizar a cirurgia bariátrica? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento cirúrgico. Fale conosco.