​A recuperação total da cirurgia bariátrica envolve diversos fatores, inclusive a reeducação alimentar, por isso pode demorar entre 6 meses a 1 ano e, nesse processo, o paciente pode perder entre 10% a 40% do peso inicial durante esse período, sendo mais rápido nos primeiros meses de recuperação. Saiba mais em nosso post!

O primeiro mês é muito importante

No primeiro mês, existe um estímulo à ingestão, já que o paciente tem a sensação de saciedade e também existe a obrigação de se manter hidratado e consumindo um mínimo de calorias (por volta de 600 a 1000 por dia). Desde a primeira semana, os pacientes em pós operatório devem iniciar a suplementação vitamínica, que é necessária, pois existe ingestão de menor quantidade de alimentos, já que nesse tipo de cirurgia o paciente também absorve menos nutrientes.

Os exercícios físicos são essenciais, mas com cuidado

Os pacientes devem caminhar diariamente e isso vale como regra e começa já no hospital. O ideal são 30 minutos de caminhadas diárias já a partir da alta hospitalar, com acréscimo gradual de outras atividades ao final do primeiro mês.

O paciente pode começar por andar ou subir escadas, pois, além de ajudar a perder peso, ajuda a diminuir o risco de desenvolver trombose e contribui para que o intestino funcione de forma correta. No entanto, o paciente deve evitar pegar em pesos e fazer abdominais no primeiro mês após a cirurgia.

Além disso, duas semanas após o procedimento, o paciente pode voltar ao trabalho e fazer as atividades do dia a dia, como cozinhar, passear ou dirigir, por exemplo.

Dores

Ter dor após uma cirurgia para emagrecer é normal durante o primeiro mês e a dor vai diminuindo com o passar do tempo. Nesse caso, o médico pode indicar o uso de analgésicos para aliviá-la e ter maior bem-estar.

Como evitar ganhar peso depois da operação?

A cirurgia só trata o sintoma do excesso de peso, não a base do problema. Nesse sentido, o procedimento gera uma janela terapêutica para o paciente tratar a obesidade. Nesse tempo, é preciso fazer psicoterapia, reaprendizado alimentar. O tratamento complementar é necessário para se atingir o objetivo.

Share This