Muitas pessoas confundem as doenças que têm os nomes similares ou até mesmo iguais, deixando ocorrer enganos, tal qual a hérnia, que tem seus diferentes tipos e sintomas. Hoje trataremos sobre a hérnia de hiato, que é causada por um afrouxamento na musculatura entre o peito e o abdômen, podendo desencadear sensações incômodas como refluxo e queimação.

CAUSA DA HÉRNIA DE HIATO

A hérnia de hiato corresponde ao deslocamento do estômago através do orifício em que o esôfago atravessa o diafragma. Existem ligamentos que permitem que a parte inferior do esôfago permaneça no lugar certo dentro do abdômen, mas de uma forma imprevisível esse músculo se afrouxa como se estivesse relaxando, e então o hiato se alarga e parte do esôfago sobe através deste orifício em direção ao tórax.

SINTOMAS DE HÉRNIAS DE HIATO

A pessoa pode sentir dificuldade para engolir, além de dores no peito que às vezes podem ser até mesmo confundidas com o infarto. Em algumas situações, a hérnia acarreta o mau funcionamento do esfíncter esofágico inferior, válvula responsável por garantir que os restos de alimentos não retornem para cima do esôfago, o que causa queimação e refluxo.

As hérnias de hiato pequenas não causam nenhum sinal ou sintoma incômodo. Já as grandes podem causar diversos sintomas, como azia, fadiga, dificuldades para engolir e dores no peito.

TRATAMENTO DE HÉRNIA DE HIATO

Para a realização do tratamento, os médicos sempre começam com medicações que passam a reduzir a produção de ácido pelo estômago, aliviando as dores provenientes da queimadura química provocada por ele.

Em casos com sintomas mais intensos, a realização da cirurgia é necessária. Quem tem hérnia de hiato, com ou sem refluxo, deve procurar um especialista da área.

Share This