Quando o paciente toma ciência de que precisa passar por uma cirurgia, inúmeras dúvidas podem surgir. Cirurgias abdominais podem ser feitas através de diversas técnicas. As mais comuns são as técnicas de laparotomia ou laparoscopia. Vem conhecer agora mesmo as diferenças entre essas duas cirurgias e entender como elas funcionam.
Cirurgia por laparotomia
A cirurgia por laparotomia é uma técnica cirúrgica que consiste, dependendo do caso cirúrgico, na exposição total do abdômen, usada constantemente nas áreas de cirurgia geral e cirurgias emergenciais de trauma.
A técnica de laparotomia vem sendo usada desde a antiguidade, mas se popularizou ainda mais por volta do século 20. Como dito anteriormente, a exposição do abdômen pode ser total ou de tamanho menor, variando de acordo com a sua necessidade. Uma minilaparotomia pode conter de 8 a 10 cm de abertura do abdômen. Porém, uma laparotomia exploratória necessita de uma exposição total, com incisões que percorrem todo o abdômen.
Cirurgia por laparoscopia
A cirurgia por laparoscopia é uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva. De forma diferente da laparotomia, a laparoscopia não expõe o abdômen de forma total. Com o uso de minicâmaras introduzidas no abdômen do paciente, o médico cirurgião pode realizar os procedimentos corretivos necessários. Esse procedimento é chamado de videolaparoscopia.
Após realizar pequenas incisões no abdômen do paciente, se introduz o laparoscópio – um fino tubo de fibras óticas com uma câmera em sua ponta – o que possibilita a transmissão de imagem e a intervenção cirúrgica necessária.
Laparoscopia ou laparotomia?
Os dois tipos de técnicas cirúrgicas são usados atualmente e recomendados por diversos cirurgiões. A escolha de uma dessas duas opções irá variar de acordo com a necessidade do paciente.
Geralmente, a cirurgia de laparoscopia é frequentemente recomendada por oferecer um nível menor de invasão ao paciente, já que o abdômen não fica exposto e o paciente não perde tanto sangue ao longo do procedimento. Além de que as dores no pós-operatório são menores e o tempo de recuperação também.
Por isso, converse com o seu médico cirurgião. Ele poderá discutir com você as suas opções, e juntos vocês poderão encontrar o melhor caminho a ser seguido.