Ao contrário dos bebês, as crianças podem apresentar um odor desagradável nos pés, axilas e outras regiões do corpo. É quando entra em cena a preocupação dos pais: é normal que crianças possam transpirar como adultos?

Apesar do termo hiperidrose ser assustador, sua relevância como doença não é grave. Mesmo que o dia não seja de temperaturas altas, algumas crianças podem sentir calor em excesso e ficar com a pele oleosa. Parece estranho, não? O nome deste fenômeno é hiperidrose focal, doença caracterizada pelo suor excessivo que acomete aproximadamente 5% das crianças. Existem diferentes causas para o surgimento da doença, como estresse, alergias e motivações genéticas.

Sintomas

Quando as glândulas produzem uma quantidade de suor superior ao que o corpo necessita, a criança apresenta sintomas comuns à hiperidrose, como o aumento da temperatura e a transpiração das mãos, pés, axilas, cabeça e face, além de odores desagradáveis.

Complicações

A doença não é grave, mas pode trazer complicações para a autoestima da criança e atrapalhar a sua vida social. Isso porque, além do suor evidente, as roupas de uma criança com hiperidrose também podem ficar amareladas e malcheirosas.

Percebendo o problema desde o nascimento

O tipo de hiperidrose que afeta as mãos e os pés ocorre desde o nascimento. As mães notam que os pezinhos e as mãozinhas dos bebês são caracteristicamente mais úmidos e frios.

Os adolescentes pertencem ao grupo axilar. Nele, estão contidos os jovens que, ao saírem de casa para enfrentarem os apelos da vida, percebem que a sudorese excessiva compromete os relacionamentos e a possibilidade de enfrentar desafios.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito clinicamente com base no histórico do paciente e no exame físico. Se a transpiração for excessiva e constante, a realização do diagnóstico é facilitada. Não é incomum que se baseie no histórico do paciente com os possíveis sintomas da doença para que o diagnóstico seja formulado.

Tratamento

O tratamento é feito com o auxílio de antitranspirantes e medicamentos para regulação hormonal. Em casos extremos, é necessária a realização de uma cirurgia para a retirada das glândulas sudoríparas ou interrupção de um nervo responsável pelos sintomas.

É possível prevenir o problema?

Muitos dos casos de pacientes com hiperidrose podem ser tratados com segurança e eficácia. No entanto, a prevenção da hiperidrose não é possível.

Não deixe seus filhos passarem por esse problema! Contate-nos para maiores informações e busca pelo melhor tratamento!