Reduzir o tamanho do estômago para vencer a obesidade é o sonho de muitas pessoas que sofrem com os quilos a mais. No entanto, muitos não sabem ao certo o que é cirurgia bariátrica e não têm ideia das mudanças que ela acarreta no estilo de vida. Entenda tudo em nossa matéria!
A cirurgia é o último caso
Antes de cogitar a cirurgia, é importante saber que ela é o último caso, quando os outros tratamentos não funcionam: reeducação alimentar, atividade física, acompanhamento psicológico para mudança de hábitos, tratamento de possíveis transtornos alimentares e até uso de medicamentos sob prescrição em casos específicos – nunca, em hipótese alguma, por conta própria, e sim, por indicação de um endocrinologista.
Não existem milagres
Como o procedimento acarreta grande perda de peso em curto prazo, pode parecer a solução mágica para quem deseja ficar magro e comer sem restrições. A realidade, porém, é bem diferente. A vida do operado requer disciplina, pois se não os problemas de saúde podem continuar graves e o peso voltar.
Quais os maiores benefícios?
Os benefícios da cirurgia são imediatos: redução da glicemia nos que sofrem de diabetes, queda da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicérides, melhora dos problemas respiratórios, cardíacos, ortopédicos e articulares, entre outros.
Não é qualquer pessoa que pode realizar o procedimento
Ou seja, a avaliação médica do candidato à cirurgia é multidisciplinar, contribuindo para tal endocrinologista, cirurgião, cardiologista, psiquiatra, pneumonologista, nutricionista, psicólogo, assistente social e qualquer outro profissional indicado caso a caso.
Tempo de duração do procedimento e recuperação
Dependendo da técnica a cirurgia bariátrica pode durar entre uma hora e meia e três horas. É de extrema importância que o paciente siga corretamente todas as recomendações médicas do pós-operatório.
Na maioria das vezes depois do procedimento o paciente já vai direto para o quarto. Dependendo da gravidade das doenças associadas à cirurgia, as primeiras 24 horas são passadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A internação hospitalar varia de 36 a 48 horas.
Se você pretende engravidar, atente-se
Mulheres que realizam cirurgia bariátrica devem aguardar pelo menos de 15 a 18 meses para engravidar. A grande perda de peso logo após a cirurgia pode prejudicar o crescimento do feto.