Com as taxas de pessoas com obesidade aumentando exponencialmente durante os anos, as cirurgias de redução de estômago são cada vez mais procuradas. Contudo, é necessário se atentar aos alertas médicos: a cirurgia é o último recurso para quem precisa e quer perder peso.
Apesar da cirurgia oferecer inúmeros benefícios ao paciente, sua prática é invasiva. Existem muitos mitos e verdades acerca desse tipo de procedimento, por isso leia o artigo até o fim!
Preciso de avaliação médica antes da cirurgia?
Verdade. É estritamente necessário. O paciente precisa passar por uma avaliação médica antes da cirurgia bariátrica. Vários médicos e especialidades podem ser envolvidos durante esse processo: endocrinologistas, cardiologistas, nutricionistas, psicólogos e cirurgiões gerais geralmente são os mais requisitados para o pré-operatório.
Após a cirurgia o paciente poderá comer de tudo sem riscos de engordar?
Mito. O paciente, após o procedimento cirúrgico, precisará ter cuidado com a ingestão de alimentos calóricos. Caso contrário, as chances de engordar novamente são altas, além de haver o risco de aquisição de anemia se alimentos saudáveis e ricos em proteínas e vitaminas não forem ingeridos.
Preciso fazer dieta após a cirurgia?
Verdade. Após a cirurgia bariátrica, o paciente precisará respeitar as restrições de seu novo sistema digestivo. Ele será submetido a uma dieta líquida, depois pastosa, e com o passar do tempo poderá voltar a ter uma alimentação variada e comum.
Nunca mais vou poder comer a minha comida favorita?
Mito. É comum ouvirmos rumores que, após o paciente passar pela cirurgia bariátrica, todos os pratos e alimentos deliciosos terão que ficar de fora de seu cardápio. Mas essa não é a verdade. Após o procedimento cirúrgico, o paciente passará pela dieta líquida e pastosa conforme descrito acima, e depois de certo tempo poderá voltar a ingerir tudo o que comia antes, mas em quantidades menores.
A cirurgia bariátrica pode curar outras doenças?
Verdade. O excesso de peso causa inúmeras doenças que podem até levar a óbito. Contudo, após perder peso essas doenças poderão ser solucionadas e o paciente poderá perceber que agora possui uma qualidade de vida melhor. Sintomas como pressão alta e diabetes tipo 2 podem ser abrandados após a cirurgia bariátrica.
Restou alguma dúvida em relação à cirurgia bariátrica? Entre em contato conosco! Teremos o prazer de sanar todas as suas dúvidas e marcar a sua consulta com os nossos especialistas!