O endocrinologista é o especialista que estuda as glândulas endócrinas, tratando doenças hormonais e metabólicas, a fim de restabelecer o equilíbrio do organismo. Apesar de ser um profissional muito procurado por pacientes com problemas de obesidade, diabetes e doenças na tireoide, o endocrinologista não cuida somente dessas doenças. Saiba tudo sobre esse profissional em nosso post!
Afinal, o que esse médico trata?
As glândulas responsáveis por produzir os hormônios são a tireoide, hipófise, hipotálamo, suprarrenais, gônadas, paratireoides e pâncreas. Outros tecidos também estão associados ao controle de substâncias reguladoras, como a gordura, o estômago, intestino, rins e a pele, por exemplo.
Qual a relação entre o endocrinologista e a obesidade?
Primeiro de tudo o endocrinologista avalia se há uma causa para o ganho de peso e os riscos de mantê-lo para a saúde do paciente. Poderá alertá-lo sobre os malefícios que a obesidade poderá trazer para o seu organismo, com base na sua história de vida e doenças que tenham atingido seus familiares, e tratar alguma comorbidade relacionada à obesidade que já o esteja acometendo. Durante o emagrecimento irá ponderar a necessidade e a possibilidade de usar uma medicação anti-obesidade.
Também cabe ao endocrinologista avaliar a indicação do tratamento cirúrgico da obesidade, analisando riscos e benefícios do tratamento mais eficaz da obesidade grave. Qualquer mudança de estilo de vida e redução de medidas, é importante consultar um especialista para lhe indicar o melhor caminho para uma vida mais saudável.
O endocrinologista também pode diagnosticar condições que acompanham a obesidade: diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outras. Quando se busca o tratamento para emagrecer, é importante buscar também o nutricionista para o desenvolvimento de uma dieta e indicar a melhor rotina de alimentação diária.
Apenas médicos podem indicar medicamentos para emagrecer
As medicações indicadas pelos profissionais podem servir para controlar a tireoide, caso necessário, ou para diminuir o apetite, a absorção de gorduras, acelerar o metabolismo ou diminuir a retenção de líquidos, o que pode ser uma grande ajuda na luta contra a balança.
Sabemos que a obesidade é uma doença crônica e como tal deve ser encarada e jamais ignorada! Novas opções de tratamento medicamentosos estão surgindo no mundo e deverão chegar ao Brasil em breve.