As hérnias abdominais correspondem à fuga de parte de um órgão ou víscera  através da parede abdominal, geralmente refletindo o enfraquecimento, afastamento ou a ruptura da musculatura do local.

As hérnias são defeitos anatômicos em nosso corpo causando dor e desconforto, com sérias complicações caso não sejam diagnosticas e tratadas. São mais frequentes no abdômen, mas também ocorrem em outros locais.

A correção cirúrgica das hérnias é uma das operações mais realizadas em um hospital. Muitas dessas operações podem ser feitas com anestesia local e sedação, proporcionando uma rápida recuperação pós-operatória.

Como se formam?

Geralmente as hérnias aparecem em pessoas que fazem muita força e atividades que aumentam a pressão abdominal. Infelizmente não há tratamento preventivo, e as hérnias são diagnosticadas em simples avaliações clínicas, olhando e tocando a região.

Existe grande preocupação pela possibilidade de ocorrer um estrangulamento do órgão dentro do saco herniário, o que ocasionaria dor intensa, com risco de complicações sérias, como infecções e hemorragias, sendo necessária cirurgia de urgência.

Indicações

Como a hérnia é um defeito na parede do músculo, não há outra forma de correção sem a cirurgia. As cirurgias contra a hérnia são de menor complexidade e, com os métodos inovadores de hoje em dia utilizados por Dr Marcelo, ela é feita com incisões mínimas pela cirurgia minimamente invasiva laparoscópica.

Cirurgia

A cirurgia não possui alta complexidade. Com a ajuda das câmeras, os médicos enxergam a hérnia pelo monitor. Então, a hérnia é empurrada para dentro do abdômen e o orifício é fechado com uma tela, feita de material resistente e próprio para essa correção, evitando que o problema volte a ocorrer nessa região. A cirurgia de hérnia é uma operação rápida que obriga apenas a um internamento que vai de poucas horas até um dia.

Como é o pós operatório?

Na cirurgia da hérnia, a recuperação é geralmente simples e sem complicações. O tempo de recuperação no domicílio é também curto: ao fim de 5 dias de repouso o doente já pode retomar a maioria das suas atividades, com restrição de esforços consideráveis. Atente-se: nunca se auto medique ou desobedeça as regras do pós operatório.