A hiperidrose é uma doença que atinge cerca de 3% da população brasileira. Embora pareça ser um número baixo em relação ao percentual total, são mais de 6,27 milhões de pessoas que sofrem com os sintomas dessa doença. Contudo, após o avanço médico, aliado às novas técnicas cirúrgicas, existem procedimentos que podem curar o paciente até dos quadros mais severos de hiperidrose. Veja agora os resultados antes e depois da cirurgia.

O que é a hiperidrose?

O paciente é diagnosticado com hiperidrose quando há o suor excessivo mesmo quando não se está em situações de calor e em locais específicos como pés, mãos, face, coxas, virilha e axilas.

Embora não seja uma doença que afete o organismo e cause dores, a hiperidrose atrapalha a rotina do paciente, provocando constrangimento e desconforto no dia a dia.

Quem a hiperidrose pode atingir?

A hiperidrose não tem um perfil definido, e pode atingir gêneros e idades diferentes. Alguns fatores emocionais e genéticos podem ter relação com a doença. Outras circunstâncias em relação à hiperidrose podem ser ligadas a distúrbios metabólicos, menopausa e uso de antidepressivos.

Embora algumas estimativas apontam que até 3% da população seja atingida pela doença, menos de 40% de pessoas buscam o tratamento. Muitas vezes o paciente nem vai ao médico para ser diagnosticado.

Como é o tratamento?

O tratamento para a hiperidrose pode ser feito  de diversas formas, desde medicamentos, passando pela aplicação do botox, até a cirurgia. A aplicação da toxina botulínica, também conhecida como botox, se restringe principalmente as axilas e o rosto. Esse tratamento é eficaz, porém temporário, e estudos identificaram que os suores excessivos podem ser neutralizados durante até 7 (sete) meses.

Por outro lado, a cirurgia é um procedimento de resultados mais previsíveis e duradouros, normalmente vitalícios. Uma vez que bem-sucedida, o paciente não voltará a sofrer com a hiperidrose que tanto o incomodava.

Simpatectomias

As cirurgias de controle da hiperidrose são chamadas de simpatectomias. Essas cirurgias, que consistem na retirada de um segmento do nervo simpático, podem ser realizadas no tórax para controle do suor das mãos e axilas ou no flanco, para o controle do suor de pés e das pernas.

Antigamente, as simpatectomias  eram realizada através de grandes incisões, provocando intenso desconforto e com um alto índice de morbidade. Contudo, com o avanço científico a cirurgia passou a ser realizada de forma minimamente invasiva, o que resultou em um menor tempo de hospitalização e menores cicatrizes, oferecendo menos riscos ao paciente e uma recuperação mais rápida.

Os resultados das cirurgias de simpatectomia se revelam excelentes a medida que aumenta a experiência de alguns cirurgiões ao redor do mundo. Recupera-se a qualidade de vida do paciente ao se eliminar o excesso de suor nas áreas afetadas. Abaixo, você pode conferir o resultado antes e depois da intervenção cirúrgica. Uma paciente de 25 anos submetida a cirurgia de simpatectomia lombar, com resultado imediato.

Nos casos de hiperidrose expostos nas imagens acima, a doença era considerada severa, pois afetava diretamente a vida do paciente. O exame clínico no momento da consulta evidenciava a umidade extrema e espontânea em toda a superfície de ambos os pés. Nestas circunstâncias não adiantava secar os pés, pois imediatamente eles voltavam a umedecer-se. O  suor excessivo É constante, chegando a formar gotículas de suor na superfície da pele.

A intervenção cirúrgica de simpatectomia lombar endoscópica bilateral é indicada em casos como este, para se recuperar a qualidade de vida do paciente, duramente afetada pela doença, revertendo o caso de hiperidrose nos pés.

Como fazer o tratamento?

A avaliação e triagem médica inicial pode ser realizada por telemedicina (online) e sem custos. Dessa forma o paciente que não tem indicação cirúrgica serão orientados como proceder, sem haver a necessidade de se deslocar até um consultório. Pode ser feita via WhatsApp, e-mail ou ligação telefônica.

Neste momento definem-se também quais os exames mais importantes a serem realizados antes da consulta presencial.

Entre em contato conosco agora mesmo. Teremos o prazer de te atender, orientar e te receber! Só quem passa pelo desconforto causado pela hiperidrose entende, e estamos prontos para te auxiliar no tratamento!

Quer saber mais sobre a hiperidrose e o procedimento de simpatectomia? Cadastre-se agora no link abaixo e receba um conteúdo único e exclusivo do cirurgião Dr. Marcelo Loureiro.

WhatsApp: (41) 98405-9972

Podemos entrar em contato com você através do cadastro.