Todos os anos, o mês de novembro é utilizado como um lembrete a respeito dos cuidados da saúde masculina. O Novembro Azul tem como objetivo promover uma reflexão no homem sobre suas consultas de rotina e realização de exames preventivos, principalmente em relação ao câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o mais comum entre homens, e no último ano resultou em mais de 68 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer, e cerca de 14 mil óbitos. Um dos fatores de maior perigo do câncer de próstata é a ausência de sintomas nos estágios iniciais da doença.

Por ser uma doença silenciosa, a falta de exame preventivo atrasa o diagnóstico da doença – o que prejudica na hora do tratamento, pois durante o estágio avançado a doença se torna mais difícil de se combater. A detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%.

Esses dados a respeito das taxas de sucesso no tratamento quando o diagnóstico é realizado com antecedência mostra a necessidade dos exames de rotina. O exame médico de prevenção deve ser realizado periodicamente por todos os homens, independente da idade.

O exame é rápido e não requer um preparatório complexo antes da realização. Caso o diagnóstico seja positivo, o médico poderá solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico.

Sintomas como constante vontade de urinar, dores ao urinar, dor óssea e a presença de sangue no sêmen e urina podem aparecer durante os estágios mais avançados da doença.

Hábitos saudáveis como a boa alimentação e a prática de exercícios físicos podem ser favoráveis para o combate à doença. Alguns estudos indicam que o consumo de alimentos ricos em vitamina A, D e E são benéficos para a saúde e podem agir contra o câncer de próstata.

Fique alerta! Realize os seus exames com frequência e não deixe que o câncer pegue você de surpresa. Estamos juntos na luta contra o câncer de próstata!