Hérnia inguinal é a protrusão de uma alça do intestino através de um orifício que se formou na parede abdominal na região da virilha. As hérnias acontecem por descuido da natureza na formação dessa parede, que tem de suportar pressões muito altas na práticas de exercícios ou na evacuação, mesma pressão que as mulheres fazem na hora do parto.

Como é a cirurgia?

A cirurgia da hérnia inguinal pode ser realizada por meio da videolaparoscopia, um método minimamente invasivo. Executado com o auxílio de anestesia geral, o procedimento consiste na injeção de gás carbônico na cavidade abdominal para que um espaço seja criado e o cirurgião realize a operação com segurança. São realizados três orifícios de 0,5 a 1 cm na parte de baixo do abdômen. Uma câmera pequena é colocada na parede abdominal através de um dos furos para que o cirurgião e a sua equipe possam visualizar o local da hérnia em um monitor e assim realizar a cirurgia.

Pós-operatório

A recuperação pós-operatória da cirurgia de hérnia inguinal é rápida. Muitos dos pacientes operados ficam internados no hospital apenas por um dia, e após este pequeno período já recebem alta. As atividades do dia a dia podem voltar a ser realizadas em uma ou duas semanas, desde que o paciente operado não execute atividades exaustivas que possam comprometer a recuperação da cirurgia, como carregar peso ou realizar atividades físicas.

Não há restrição na alimentação. Contudo, nos primeiros dias pós-operatórios o paciente pode apresentar náuseas e vômitos devido aos medicamentos e anestésicos recebidos. Esses sintomas geralmente desaparecem em um ou dois dias, após o organismo eliminar os medicamentos recebidos no hospital. Se os sintomas persistirem após este período, o paciente deve procurar o médico.

Os cortes são fechados com pontos, e é comum que ocorra o aparecimento de hematomas devido às incisões. Porém, se o corte apresentar sinais e sintomas de infecção, como vermelhidão, dor, inchaço, aumento da temperatura local e presença de secreção de pus ou com forte odor, o médico deve ser contatado.