Quais as principais causas de hérnias? 

A hérnia é uma protuberância de algum órgão interno que pode aparecer em diversos locais do corpo. O umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna são exemplos de lugares os quais pode surgir a hérnia. As hérnias surgem quando acontece um deslocamento da parte de um órgão, e essa parte passa a invadir um espaço que não deveria. Mas por quê isso acontece? Entenda em nossa matéria!

Algumas das causas mais comuns quanto à hérnia são: Levantamento de pesos na academia ou no trabalho; Carregar bolsas muito pesadas frequentemente; Tosse excessiva; Esforço extremo; Fazer muita força para defecar; Ter uma gravidez após a outra num curto espaço de tempo.

E por falar em hérnia, você conhece quais são os tipos mais comuns? Abaixo listamos os casos mais recorrentes:

Hérnias epigástricas: aparecem na linha média do abdome, como resultado do afastamento dos músculos retos abdominais, que são dois músculos localizados na parte anterior e central do abdome.

Hérnias umbilicais: aparecem em volta do umbigo e são geralmente causadas pela passagem de alguma alça intestinal através do tecido muscular. Sua incidência é maior em bebês. Hérnias inguinais: surgem na virilha (zona de junção entre a coxa e a parte inferior do abdômen). Nos homens, pode estender-se até os testículos e provocar a hérnia inguinoescrotal.

As hérnias doem?

As dores relacionadas às hérnias abdominais costumam ser piores durante esforços físicos, como levantar objetos pesados ou ficar durante muito tempo em pé, ou quando a parede do abdome é contraída rapidamente durante o esforço demandado para evacuação ou tosse. A pressão feita ao colocar a mão na boca e soprar, exame típico realizado em jovens durante o alistamento militar obrigatório, também pode indicar a presença de hérnias.

Tratamento

O tratamento das hérnias é sempre cirúrgico. As hérnias não complicadas são tratadas eletivamente, isto é, com cirurgias programadas. Essa herniorrafia consiste na recolocação do conteúdo novamente na cavidade abdominal, além do fechamento do orifício por onde houve a sua passagem, e assim impede que essa hérnia volte a se manifestar. Em alguns casos, a realização de uma cirurgia de emergência é necessária. Vale lembrar que a cirurgia é o único tratamento que pode corrigir permanentemente uma hérnia.

Faça sua cirurgia! Existe grande preocupação com a possibilidade de ocorrer um estrangulamento do órgão dentro do saco herniário, o que ocasionaria dor intensa com risco de complicações sérias, e assim demandaria a cirurgia de urgência.

Share This