A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que trata, por meio de procedimentos cirúrgicos, as doenças benignas e malignas que afetam o trato gastrointestinal, desde o esôfago até o reto e ânus. Isso inclui também as glândulas anexas como fígado e pâncreas e as vias biliares.

Doutor Marcelo e sua equipe têm uma grande tradição nessa especialidade e contam com uma equipe de cirurgiões altamente capacitada para os mais diversos procedimentos.

O aparelho digestivo

O aparelho digestivo é composto por um conjunto de órgãos que começa na boca, passa pela faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto, e termina no ânus. Além desses órgãos, os procedimentos no aparelho digestivo ainda podem envolver alguns anexos como o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas. O especialista responsável por realizar cirurgias em todos os órgãos desse complexo sistema é o cirurgião do aparelho digestivo.

A Cirurgia do Aparelho Digestivo trata quais doenças?

Existe uma grande lista de patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas por um médico da área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, mas entre as mais conhecidas estão as gastrites, úlceras, colites, pancreatites e esofagites. Pacientes com problemas ou transtornos de digestão também podem pedir orientação médica desses profissionais.

Médicos dessa especialidade também podem avaliar e indicar cirurgias quando necessário. Entre elas estão as cirurgias para retirada de vesícula e tratamentos de hérnias umbilicais, epigástricas e inguinais.

Qual o melhor método de fazer essas cirurgias?

A videolaparoscopia (ou laparoscopia) é uma via de acesso ao abdome onde, ao invés de se fazer grandes incisões (cortes) para a retirada ou correção de um órgão, colocam-se através de pequenos furos, uma câmera de vídeo e pequenos instrumentos (pinças, tesouras, bisturi) para se fazer a mesma cirurgia.

As hérnias abdominais também são tratadas por esse profissional

Hérnias da parede abdominal caracterizam-se por falhas do tecido conectivo músculo-aponeurótico, gerando a protrusão de estruturas e órgãos por orifícios herniários. Podem ocorrer complicações graves, como encarceramento e estrangulamento da hérnia, e sua identificação e correção são primordiais para o sucesso do caso.

Marque sua consulta!

Share This